AVALIAÇÃO DE FATORES SOCIOECONÔMICOS PREDISPONENTES A PARASITOSES INTESTINAIS EM USUÁRIOS DE UMA UBS DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA-RJ.

Autores

  • Lucas Alves da Silva Vaz
  • Tainara Magalhães Luciano
  • Lívia Marini Palma
  • Vitor Soares Silva Lessa

Palavras-chave:

Atenção Básica. Epidemiologia. Parasitoses.

Resumo

Introdução: As enteroparasitoses são frequentemente consideradas doenças negligenciadas e as condições socioeconômicas, políticas, culturais, ambientais e aspectos nutricionais são consideradas importantes para a determinação da ocorrência dessas patologias em uma população. Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo realizar um inquérito epidemiológico acerca de fatores socioeconômicos relacionados a prevalência de parasitoses intestinais em uma área de cobertura da UBS do bairro Guaritá, localizada no município de Itaperuna, RJ. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado por meio de uso de questionário socioeconômico desenvolvido para a pesquisa, mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Desenvolvimento: Durante o mês de maio de 2022 foram ouvidos 30 pacientes da UBS do Guaritá. O entrevistador conduziu a entrevista de modo a responder às perguntas contidas no Questionário Socioeconômico e Habitacional. Assim, a pesquisa permitiu avaliar a situação socioeconômica e habitacional de 30 famílias do bairro Guaritá, totalizando 70 indivíduos. Considerações finais: Com base nos resultados foi possível verificar que o público que mais frequenta a UBS é compreendido pela faixa etária de idosos, do sexo feminino e de baixo grau de escolaridade. Além disso, constatou-se que uma grande quantidade de famílias utilizavam água canalizada para o consumo, sem que houvesse os processos adequados de filtração. Ademais, dois terços da amostra populacional não havia realizado EPF nos últimos 3 anos, nem feito uso de AntP nos 12 meses anteriores à entrevista. Por fim, destaca-se a importância dos dados coletados serem utilizados como forma de melhoria das medidas preventivas, bem como para melhor orientar os pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Lucas Alves da Silva Vaz, Tainara Magalhães Luciano, Lívia Marini Palma, & Vitor Soares Silva Lessa. (2023). AVALIAÇÃO DE FATORES SOCIOECONÔMICOS PREDISPONENTES A PARASITOSES INTESTINAIS EM USUÁRIOS DE UMA UBS DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA-RJ. HPC Health and Science Journal, 1(2). Recuperado de https://hpchsj.com/index.php/hpchsj/article/view/53

Edição

Seção

Articles